Após tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, presidente dos EUA, Donald Trump, se mostrou aberto ao diálogo com Lula, mas criticou a gestão brasileira

Créditos: Eduardo Munoz/Reuters; Ricardo Stuckert/Divulgação via Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode entrar em contato com ele “quando quiser”. A declaração foi dada em resposta sobre a possibilidade de diálogo entre os dois líderes, após o aumento das tarifas de 50% contra produtos brasileiros.
Em suas palavras, Trump não detalhou mais sobre a tarifa, mas afirmou que as pessoas à frente do Brasil “fizeram a coisa errada”. Apesar da crítica, Trump enfatizou que “ama o povo do Brasil” e se esquivou de antecipar novas medidas, afirmando que aguardaria os desdobramentos.
Enquanto isso, fontes no Brasil indicam que Lula já estava disposto a tentar um contato com Trump. No início da semana, o jornalista Gerson Camarotti divulgou que o presidente brasileiro havia demonstrado interesse em conversar com o presidente dos EUA, desde que fosse atendido por Trump. No entanto, em uma entrevista ao jornal The New York Times, Lula afirmou que não conseguiu estabelecer um canal de diálogo sobre as tarifas, mesmo com tentativas de seus ministros e vice-presidente.
Nos bastidores, há informações de que o governo brasileiro está tendo dificuldades em abrir um canal direto com a Casa Branca. A relação entre os governos parece estar em uma fase delicada, sem sinais de aproximação imediata.