Fogo começou pela manhã e se alastrou rapidamente por área de palafitas; Defesa Civil enviará ajuda humanitária

Créditos: Abner Reis
Um incêndio de grandes proporções atingiu na manhã desta sexta-feira (1) a comunidade Caminho São Sebastião, na zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo. As chamas destruíram cerca de 100 moradias construídas sobre palafitas e causaram a morte de uma mulher de 60 anos, segundo a Defesa Civil do Estado.
A vítima, que já havia sido retirada de casa por familiares, tentou retornar à residência para buscar pertences, mas não conseguiu sair a tempo e acabou morrendo. Sua identidade ainda não foi divulgada.
O fogo começou por volta das 7h40 e se espalhou rapidamente pela comunidade, que faz parte do complexo do Dique da Vila Gilda — a maior favela sobre palafitas do Brasil. A propagação das chamas foi agravada pela dificuldade de acesso do Corpo de Bombeiros ao local.
Treze viaturas dos bombeiros e 30 agentes da Defesa Civil foram mobilizados no combate. Uma grande quantidade de fumaça podia ser vista de longe.
Durante a correria, moradores tentavam salvar documentos, móveis e eletrodomésticos das casas em chamas. Fogões e geladeiras foram carregados às pressas pelas passarelas de madeira.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual informou que enviará equipes a Santos para prestar apoio. Serão distribuídos kits de higiene, dormitório, limpeza e cestas básicas para atender 100 famílias atingidas.