Manifestação pacífica ocorreu na manhã desta quinta (31) em Praia Grande; parlamentares pedem suspensão do sistema e mais diálogo com o governo estadual

Créditos: Reprodução
A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizou na manhã desta quinta-feira (31) um protesto na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande, contra a instalação do sistema de pedágio automático ‘free flow’. A manifestação aconteceu às 10h30 nas proximidades da Curva do S — na pista da direita, logo após o viaduto do Samambaia, onde fica a UPA — e causou lentidão no trânsito, sem bloqueio total da via.
De acordo com o presidente da Uvebs, vereador Carlos Eduardo Barbosa (PRD), o objetivo é pressionar o governo do Estado de São Paulo a dialogar com lideranças regionais e suspender a implantação dos 11 pórticos de cobrança automática previstos entre Praia Grande e Miracatu. “Não somos contra a cobrança, mas defendemos isenção para moradores das cidades afetadas, com base no licenciamento dos veículos”, afirmou.
Os pórticos estão sendo instalados pela Concessionária Nova Litoral (CNL), responsável pelo contrato de concessão da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Segundo resposta do governo estadual a requerimentos do deputado estadual Caio França (PSB), sete dos 11 pórticos devem começar a operar já em novembro.
Caio França é autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2025, que visa sustar o decreto do Executivo e os contratos de concessão. Ele também lançou um abaixo-assinado contra os pedágios. A mobilização contou com apoio dele e da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil).
Os vereadores argumentam que os pórticos penalizam os moradores locais com cobranças em deslocamentos rotineiros e cobram abertura do governo para negociações. Até o momento, não houve sinalização oficial para diálogo.