Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem detona explosivo no altar de igreja histórica em Itaiópolis (SC)

Suspeito foi identificado pela polícia após ação criminosa registrada por câmeras de segurança

Créditos: reprodução

Um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento deixando um artefato explosivo no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, em Itaiópolis, no Norte de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (30). Após acionar o explosivo sob um pano em frente ao sacrário, ele saiu correndo do local. O caso é investigado pela Polícia Civil como dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a ocorrência e já identificou o autor, conforme informado pelo delegado-geral Ulisses Gabriel nas redes sociais. O nome do suspeito, no entanto, não foi divulgado oficialmente.

O ataque aconteceu na Igreja Matriz Santo Estanislau, inaugurada em 1922 e reconhecida como patrimônio histórico estadual e federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A igreja é considerada a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina e está localizada no bairro Alto Paraguaçu.

A instituição religiosa registrou um boletim de ocorrência, e o local passará por perícia nesta quinta-feira (31). Imagens das câmeras e outras evidências serão analisadas pela equipe de investigação, que também busca por testemunhas do crime, segundo o delegado Cassiano Tiburski, responsável pelo caso.

O crime de vilipêndio a objeto de culto religioso é previsto no artigo 208 do Código Penal Brasileiro e pode acarretar pena de detenção de um mês a um ano, ou multa. A legislação considera vilipêndio qualquer ato de escárnio público motivado por crença religiosa ou a perturbação de cerimônias e cultos.

O caso gerou grande comoção local e acendeu o alerta para a necessidade de reforço na segurança de patrimônios históricos e religiosos da região.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *