Publicidade
Getting your Trinity Audio player ready...

Centro Regional de Uberaba realizou mais de 240 atendimentos médicos e investigou 11 mortes ligadas a acidentes ocupacionais no primeiro semestre de 2025

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Uberaba (Cerest) tem reforçado a importância da saúde e segurança no ambiente profissional. Além de atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, o órgão trabalha para reduzir a subnotificação desses casos na região.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o número de notificações de acidentes de trabalho cresceu no comparativo entre os dois últimos anos: foram 310 registros no primeiro semestre de 2025, contra 243 no mesmo período de 2024.

De acordo com a coordenadora do Cerest, Edneia de Oliveira Salum, o envolvimento das empresas é fundamental para mudar esse cenário. “Independentemente do porte, todas as organizações precisam estar atentas à saúde de seus trabalhadores. A prevenção deve ser prioridade, e o Cerest está à disposição para apoiar com ações educativas, suporte técnico e orientação aos municípios da região”, destacou.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Cerest realizou cerca de 50 ações educativas e prestou atendimento direto a 242 trabalhadores em consultas médicas, além de 79 atendimentos psicológicos e quatro de enfermagem. Também foram registrados 423 acompanhamentos de casos envolvendo sequelas ou agravos relacionados ao trabalho, especialmente patologias osteomusculares (LER/Dort).

Foram ainda emitidos 88 pareceres técnicos sobre nexo causal de doenças ocupacionais, realizadas 25 inspeções sanitárias e investigadas 11 mortes ligadas ao trabalho.

O atendimento no Cerest é gratuito e não exige encaminhamento médico. A população pode procurar o serviço diretamente na rua Governador Valadares, 1.130, na Vila Olímpica, ou agendar pelo telefone (34) 3321-8634.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu