Hospital de Clínicas oferece serviço especializado de endoscopia para crianças da macrorregião Triângulo Sul

Crianças com malformações esofágicas de Uberaba e de outros 26 municípios da macrorregião Triângulo Sul já podem fazer o tratamento no Hospital de Clínicas da UFTM, sem precisar ser transferidas para outras cidades. O atendimento é possível graças ao serviço especializado de endoscopia oferecido pelo hospital, que faz parte da Rede Ebserh.
Um exemplo é a pequena Agatha Vitória Martins de Alcantara, de dois anos, que nasceu com atresia de esôfago — uma malformação congênita rara que impede o esôfago de se desenvolver corretamente. Moradora de Araxá, ela passou pela cirurgia de correção e gastrostomia no HC-UFTM ainda no primeiro mês de vida.
Quando Agatha foi retirar a gastrostomia, foi diagnosticada uma estenose, que é o estreitamento do esôfago, dificultando a alimentação pela boca. Antes, esse procedimento de dilatação por endoscopia precisava ser feito em outras cidades, como Uberlândia ou Belo Horizonte, o que gerava espera por vagas.
Com a chegada do médico endoscopista Raphael Moreira Queiroz, o tratamento passou a ser realizado em Uberaba. Ele explicou que a dilatação é feita de forma gradual, a cada semana ou duas semanas, até o esôfago voltar a permitir a alimentação normal.