Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tratamento de malformações esofágicas agora é feito em Uberaba no HC-UFTM

Hospital de Clínicas oferece serviço especializado de endoscopia para crianças da macrorregião Triângulo Sul

Procedimentos que antes exigiam transferência para outras cidades agora são realizados no próprio Hospital de Clínicas, garantindo mais agilidade e conforto às famílias da região (foto: divulgação/ HC-UFTM)

Crianças com malformações esofágicas de Uberaba e de outros 26 municípios da macrorregião Triângulo Sul já podem fazer o tratamento no Hospital de Clínicas da UFTM, sem precisar ser transferidas para outras cidades. O atendimento é possível graças ao serviço especializado de endoscopia oferecido pelo hospital, que faz parte da Rede Ebserh.

Um exemplo é a pequena Agatha Vitória Martins de Alcantara, de dois anos, que nasceu com atresia de esôfago — uma malformação congênita rara que impede o esôfago de se desenvolver corretamente. Moradora de Araxá, ela passou pela cirurgia de correção e gastrostomia no HC-UFTM ainda no primeiro mês de vida.

Quando Agatha foi retirar a gastrostomia, foi diagnosticada uma estenose, que é o estreitamento do esôfago, dificultando a alimentação pela boca. Antes, esse procedimento de dilatação por endoscopia precisava ser feito em outras cidades, como Uberlândia ou Belo Horizonte, o que gerava espera por vagas.

Com a chegada do médico endoscopista Raphael Moreira Queiroz, o tratamento passou a ser realizado em Uberaba. Ele explicou que a dilatação é feita de forma gradual, a cada semana ou duas semanas, até o esôfago voltar a permitir a alimentação normal.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *