Alarmes soaram por todo o arquipélago após terremoto de magnitude 8,8 na Rússia; trânsito travou e população correu para áreas elevadas

Créditos: reprodução / redes sociais
Moradores e turistas no Havaí enfrentaram uma corrida contra o tempo após o alerta de tsunami emitido pelas autoridades na noite desta terça-feira (29). O anúncio foi feito após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa da Rússia, com potencial de gerar ondas entre 3 e 12 pés (cerca de 1 a 3,6 metros) nas ilhas do Pacífico.
As sirenes de emergência dispararam em diversas regiões do arquipélago, enquanto a população era orientada a evacuar imediatamente para áreas mais altas. O tráfego nas estradas rapidamente se intensificou, gerando grandes engarrafamentos por todo o estado.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que dezenas de embarcações deixam, em simultâneo, a marina da ilha de Honolulu. A gravação, feita da varanda de um apartamento alto, foi acompanhada da narração do morador: “Todos os barcos partindo, tudo foi evacuado. Vamos ver o que vai acontecer… Lugar na primeira fila”.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) atualizou a magnitude do terremoto para 8,8, o que aumentou a urgência do alerta. A previsão era de que as ondas atingissem o Havaí por volta das 19h (horário local).
As autoridades reforçaram o apelo para que ninguém permanecesse em áreas costeiras, e orientaram que todas as embarcações saíssem da linha da costa como medida de segurança.