Medida entra em vigor em 90 dias e busca garantir dignidade, autonomia e atendimento preferencial aos pacientes

Créditos: Imagem meramente ilustrativa
A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, vai disponibilizar gratuitamente o Cartão Municipal de Identificação da Pessoa com Doença de Parkinson. A medida, publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (16), entrará em vigor dentro de 90 dias.
O cartão será preso a um cordão com estampa de tulipas vermelhas, flor que simboliza a campanha internacional de conscientização sobre a doença. A iniciativa tem como finalidade sinalizar a condição de saúde da pessoa com Parkinson, evitando constrangimentos em situações públicas, especialmente quando os sintomas não são visíveis.
Além de facilitar o suporte à mobilidade, o acessório busca reforçar a autoestima, a dignidade e a autonomia dos pacientes. De acordo com a administração municipal, o item garantirá atendimento preferencial tanto em espaços públicos quanto privados, conforme estipulado pela Lei nº 4.644/2025.
A regulamentação com os critérios para obtenção do cartão ainda será publicada pela prefeitura nos próximos dias.
A doença de Parkinson é uma condição neurológica degenerativa, mais comum em pessoas idosas. Entre os sintomas motores mais característicos estão tremores em repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alterações posturais. Já os sinais não motores podem incluir distúrbios do sono, mudanças emocionais, prejuízos cognitivos, depressão, ansiedade, alterações de olfato, entre outros.
Na rede pública de saúde de Santos, o atendimento aos pacientes com suspeita da doença começa pela policlínica mais próxima da residência. Após a primeira avaliação feita por um médico generalista, o paciente é encaminhado para acompanhamento com um especialista.
Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.