Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Não aceito que Trump venha meter bedelho”, diz Hamilton Mourão sobre a política no Brasil

Senador defende que processo de Bolsonaro seja resolvido apenas por brasileiros

Créditos: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O senador Hamilton Mourão criticou a tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros e rechaçou a interferência de Donald Trump nas questões internas do país. “Não aceito que Trump venha meter o bedelho”, afirmou Mourão na audiência.

O ex-vice de Bolsonaro classificou como “injustiça” o processo contra o ex-presidente, mas ressaltou que tal situação cabe apenas aos brasileiros. “Compete a nós, brasileiros, resolvermos isso”, reforçou Mourão, ao criticar ações externas no caso.

Mourão também reprovou a postura de outros estrangeiros sobre o Brasil. “Da mesma forma que não aceito que Macron, Greta Thunberg, Leonardo DiCaprio venham meter a mão, não aceito que o Trump venha meter o bedelho”, disse ao lado de Humberto Costa (PT).

A crítica ocorre após Trump classificar o julgamento de Bolsonaro como “caça às bruxas” e anunciar a nova tarifa como forma de defendê-lo. A medida afeta diretamente o comércio com o Brasil, que tem os EUA como terceiro maior parceiro comercial.

Durante o debate na Comissão de Relações Exteriores, Jefferson Gomes, da CNI, disse que a taxa “praticamente inviabiliza uma grande quantidade de negócios industriais” e alertou sobre impactos diretos em empregos e relações comerciais.

O presidente da ABIMP, Michel Juliani, alertou para o risco de uma retaliação generalizada. “Se houver reciprocidade ampla e irrestrita, vamos atingir frontalmente todo o mercado de importação do Brasil”, afirmou, pedindo ação rápida do governo.

O embaixador Philip Fox declarou que o governo brasileiro tenta negociar uma saída desde antes do anúncio. “Foi uma medida de magnitude bastante imprevisível. Agora é momento de nos organizarmos para reagir da melhor maneira possível”, afirmou.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *