Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema de transposição do rio Claro começa a ser instalado em Uberaba

Estrutura vai reforçar abastecimento de água durante a estiagem em Uberaba

Codau monitora queda na vazão e reforça alerta sobre uso consciente da água (foto: divulgação/CodauUberaba)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) começa nesta quinta-feira (10) a instalação dos equipamentos que vão viabilizar a transposição de água do rio Claro para o rio Uberaba. A expectativa da companhia é que o sistema entre em funcionamento já no sábado (12).

Nesta primeira etapa, a equipe técnica concentra os trabalhos na instalação de dois conjuntos motobomba elétricos de maior potência, que atuarão na linha de frente do processo. Em seguida, serão montados outros dois equipamentos elétricos, alimentados por geradores, e um motor a diesel, que ficará em posição de reserva. Juntos, os quatro conjuntos elétricos terão capacidade de bombear aproximadamente 500 litros por segundo.

A operação da transposição é uma medida adotada anualmente pela Codau para enfrentar o período de seca, que afeta o nível do rio Uberaba — principal manancial da cidade. No ano passado, o sistema foi ativado em 7 de julho e permaneceu em funcionamento até 20 de outubro.

Atualmente, o rio Uberaba apresenta vazão próxima de 1.200 litros por segundo — limite mínimo para garantir o funcionamento pleno das três Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade. A Codau acompanha a redução gradual do volume nos últimos dias.

Segundo o presidente da companhia, Rui Ramos, a transposição ajuda a garantir segurança no abastecimento, mas o uso consciente da água segue sendo essencial. “Estamos no período seco, e é fundamental que todos colaborem evitando o desperdício. Também reforçamos a orientação sobre a importância de manter uma caixa d’água adequada. A recomendação é de mil litros para residências com até cinco moradores”, afirmou.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *