Publicidade
A Defesa Civil de Santos, em parceria com a Defesa Civil do Estado, realizará neste sábado (31), a partir das 10h, uma simulação...
Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos
Getting your Trinity Audio player ready...

A Defesa Civil de Santos, em parceria com a Defesa Civil do Estado, realizará neste sábado (31), a partir das 10h, uma simulação do Sistema de Alerta Remoto (SISAR) na comunidade Bela Vista, no Morro da Vila Progresso. A ação visa treinar e orientar os moradores de áreas de risco sobre como agir em casos de emergências climáticas, como fortes chuvas e deslizamentos.

Como parte da preparação, uma panfletagem será realizada nesta quinta-feira (29) na comunidade, com distribuição de materiais informativos sobre rotas de fuga, locais de abrigo e funcionamento do sistema de alertas sonoros.

A sirene instalada na laje da Policlínica do Morro da Vila Progresso é capaz de emitir mensagens de áudio e diferentes toques, cada um com uma finalidade específica: alerta para chuvas fortes, alarme para evacuação imediata e desmobilização para encerrar o estado de atenção.

Durante a simulação, agentes de proteção, autoridades locais e moradores irão testar o uso do SISAR. A participação da população é considerada essencial. “O local foi escolhido porque a Defesa Civil já vinha realizando trabalhos com essa comunidade, inclusive com a capacitação de um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil”, explicou Daniel Onias, coordenador da Defesa Civil de Santos.

Moradores das áreas classificadas como de risco alto e muito alto (R3 e R4) serão orientados a evacuar suas residências e se dirigir aos pontos de encontro para receber instruções.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu