|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Trabalho passa a ter planejamento contínuo e vai priorizar avenidas com maior fluxo de veículos e pedestres
O combate aos cabos soltos, rompidos ou em desuso na rede aérea urbana avançou para uma nova etapa em Uberaba. Em reunião realizada nesta terça-feira, 27, foram definidos os próximos passos do trabalho para 2026, com foco em planejamento permanente e fiscalização contínua, deixando para trás o modelo de ações pontuais.
A iniciativa reúne o poder público, operadoras de telecomunicações, a Cemig e o Procon, com o objetivo de enfrentar um problema recorrente nas cidades brasileiras e que afeta diretamente a segurança e a mobilidade urbana. Ao todo, 44 avenidas consideradas estratégicas, por concentrarem maior fluxo de veículos e pedestres, foram mapeadas e vão orientar a execução do plano ao longo do ano.
A nova etapa começa com inspeção técnica na Avenida Alexandre Barbosa, na região do bairro Mercês. A partir dessa vistoria inicial, será definida a programação das demais vias incluídas no levantamento.
De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Túlio Bento Vieira, a proposta é consolidar uma ação continuada, iniciada em 2025, que passa a funcionar como projeto-piloto em Minas Gerais. Segundo ele, apesar do trabalho já realizado, ainda há muitos pontos críticos e reclamações da população. “É uma melhoria que, muitas vezes, é visual, mas que impacta diretamente na eficiência dos serviços e, principalmente, na segurança de quem circula pela cidade”, destacou.
Túlio Bento também reforçou que situações de risco devem ser comunicadas imediatamente. A Cemig pode ser acionada pelo telefone 116, responsável pela manutenção dos postes e fiscalização das redes, enquanto denúncias também podem ser feitas pelo canal Cidade Ativa, no número 0800 940 0101, durante o horário administrativo.
