Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite deste domingo (11), na rede social Truth Social, uma imagem...
Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite deste domingo (11), na rede social Truth Social, uma imagem que mostra uma suposta edição de seu perfil na Wikipedia, atribuindo a ele o cargo de “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026. A publicação, no entanto, trata-se de uma montagem.

A página de Trump na Wikipédia não contém qualquer referência ao cargo de presidente interino da Venezuela. A imagem compartilhada trazia, logo abaixo da foto do republicano, a linha “presidente interino da Venezuela, em exercício, janeiro 2026”, seguida da identificação dele como atual presidente dos Estados Unidos.

A publicação ocorreu uma semana após uma operação das forças norte-americanas em Caracas, que resultou na captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Ambos teriam sido levados para os Estados Unidos, onde responderiam a acusações de narcoterrorismo.

Na última sexta-feira (9), Trump afirmou ver a Venezuela e o governo interino liderado por Delcy Rodríguez como aliados “neste momento”. O presidente norte-americano também declarou que não deseja a presença da Rússia ou da China na região e disse que pretende se reunir em breve com representantes venezuelanos.

Após a queda de Maduro, Trump anunciou que o governo interino venezuelano estaria sob tutela dos Estados Unidos. De acordo com a Casa Branca, os EUA passaram a controlar o petróleo da Venezuela, e o presidente se reuniu com executivos do setor petrolífero para discutir os próximos passos da extração no país sul-americano.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu