Publicidade
O Hospital do Vicentino realizou neste sábado (3) a primeira captação de órgãos de 2026, marcando um importante gesto de...
Créditos: Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Getting your Trinity Audio player ready...

O Hospital do Vicentino realizou neste sábado (3) a primeira captação de órgãos de 2026, marcando um importante gesto de solidariedade logo no início do ano. Foram captados fígado, pâncreas, rins e córneas, em um procedimento realizado com a participação da equipe médica da unidade e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), seguindo os protocolos técnicos e éticos do Ministério da Saúde.

O doador era um homem de 29 anos, internado desde 22 de dezembro na UTI da unidade após sofrer um politrauma. A morte encefálica foi confirmada na sexta-feira (2) por três profissionais distintos, em horários diferentes, conforme exigido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Todos os exames clínicos obrigatórios foram realizados previamente.

Após a confirmação, a OPO foi acionada e, junto à equipe multidisciplinar do hospital — composta por médico, enfermeiro e psicóloga — foi feita a abordagem aos familiares com acolhimento, escuta e orientação. A autorização formal para a doação foi obtida após esse processo transparente e respeitoso.

Segundo Cintia Santos, gerente de enfermagem do Hospital do Vicentino, a captação só ocorre após a compreensão total da família sobre o diagnóstico de morte encefálica e os procedimentos envolvidos na doação. “É um processo rigoroso, com protocolos bem definidos, sempre priorizando o respeito e o acolhimento”, destacou.

Os órgãos foram transportados pela equipe da OPO para o Hospital dos Rins, em São Paulo, onde serão destinados a pacientes que aguardam na fila nacional de transplantes.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu