Publicidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarujá deu início a uma operação especial de verão para reforçar o atendimento...
Créditos: Paula Alves/Prefeitura de Guarujá
Getting your Trinity Audio player ready...

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarujá deu início a uma operação especial de verão para reforçar o atendimento a vítimas de afogamento nas praias do município. A partir desta quarta-feira (24), uma viatura do Samu ficará estrategicamente posicionada na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, junto à base do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para atuar de forma integrada com os resgates realizados no mar.

A iniciativa visa oferecer atendimento pré-hospitalar imediato, aumentando as chances de recuperação das vítimas. Também serão empregadas duas motocicletas exclusivas para o patrulhamento das principais praias da cidade, com foco em rapidez de deslocamento e resposta nas ocorrências.

“O verão exige uma atuação ainda mais preparada. Estar ao lado do GBMar permite que o atendimento comece imediatamente após o resgate, com equipe médica e equipamentos adequados. É uma estratégia que vai garantir mais segurança e eficiência no socorro às vítimas”, explicou Marcelo Valentim, coordenador do Samu de Guarujá.

Ciclo Samu amplia mobilidade nas praias

A operação ganha um reforço adicional a partir deste sábado (27), com o lançamento do Ciclo Samu. A ação consiste no patrulhamento da orla com bicicletas, operadas por profissionais capacitados do próprio Samu. O objetivo é vencer os desafios do trânsito intenso típico da temporada e reduzir o tempo-resposta em emergências.

Doze profissionais – entre técnicos de enfermagem e enfermeiros – foram capacitados pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) nos dias 18 e 19 de novembro, com aulas teóricas e práticas no Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência.

A atuação do Ciclo Samu e da base integrada com o GBMar reforça o compromisso da cidade com a segurança dos banhistas e a agilidade no atendimento médico em um dos períodos mais movimentados do ano.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu