Publicidade
O projeto dos novos viadutos e passagens de nível em Mongaguá, no litoral de São Paulo, sofreu alterações importantes...
Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Getting your Trinity Audio player ready...

O projeto dos novos viadutos e passagens de nível em Mongaguá, no litoral de São Paulo, sofreu alterações importantes após reunião de revisão realizada na segunda-feira (22), em Santos. A principal mudança envolve o viaduto de Agenor de Campos, que não será mais construído em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como previsto inicialmente pela Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Com intermediação da prefeita Cristina Wiazowski (PP), o novo local escolhido para a obra é a Avenida Nossa Senhora de Fátima. O viaduto terá formato diamante, com alças de entrada e saída, e deve beneficiar o comércio local e a ligação entre o lado morro e o lado praia do bairro.

Segundo a prefeita, a proposta anterior não atendia às necessidades urbanas da cidade. “A ideia do viaduto na região da UPA não tem sentido. Dificulta o acesso à unidade, desfavorece os fluxos viários não só de Agenor como do Jussara e do Itaóca”, afirmou. Ela destacou ainda o papel estratégico da Nossa Senhora de Fátima como corredor econômico e a valorização do acesso à Plataforma de Pesca.

Outros dois viadutos previstos no projeto também terão alterações. Um será construído na Pedreira, com ligação à região central pela Rua Brasília Teixeira Seckler. O outro ficará no Flórida Mirim, na divisa com Itanhaém. Em ambos os casos, a prefeita solicitou ajustes no traçado das alças para reduzir impactos urbanos, especialmente na área central, e evitar riscos à segurança, como o uso da área social da Passarela Corintiana como acesso à rodovia. Os pedidos foram aceitos pela equipe técnica da CNL.

As passagens de nível também sofrerão mudanças. A da Vila Atlântica, inicialmente prevista para a Avenida Domingos Batista de Lima, será realocada para a Rua XV de Novembro, para evitar interferência em um canal de drenagem. A nova localização melhora a mobilidade entre os lados morro e praia do bairro, o segundo mais populoso da cidade.

A prefeita também garantiu a manutenção das passagens de nível do Jardim Praia Grande, na Avenida Nove de Julho, e do Itaóca, na Avenida Antonio Benedito Patucci. Para o Jardim Praia Grande, propôs ainda substituir a passagem de nível por um viaduto no formato diamante. “A CNL até concordou, mas a mudança exige aprovação do Estado. Vamos ao governador pedir essa obra”, disse Cristina, destacando o impacto positivo para o Samu, o futuro posto do Corpo de Bombeiros e toda a região.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu