|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Temporal registrou 112 mm em menos de uma hora e atingiu vários bairros
Uma forte chuva atingiu Juiz de Fora no início da noite desta segunda-feira (15/12/2025), provocando alagamentos, enxurradas e diversos transtornos em diferentes regiões da cidade. Em menos de uma hora, foram registrados 112 milímetros de chuva, com maior concentração na região Leste.
Os bairros Linhares, Vitorino Braga e Grama foram os mais afetados. Nesses locais, a força da água arrastou veículos, lixo e invadiu residências. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas graves. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais resgatou nove pessoas ilhadas no bairro Vitorino Braga e uma família no bairro Linhares, todas levadas para locais seguros.
A ocorrência contou com atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal, o que possibilitou respostas rápidas às demandas emergenciais. Já durante a madrugada desta terça-feira, por volta das 2h, os bombeiros atenderam a um chamado de risco de explosão por vazamento de GLP, na Rua Diva Garcia, no bairro Linhares. No local, dois botijões de gás tiveram as mangueiras soltas após a invasão da água nas residências, com vazamento pelas válvulas abertas. A situação foi controlada pelas equipes.
Outros pontos de inundação foram registrados nas regiões Central e Norte da cidade. O mergulhão precisou ser interditado devido ao acúmulo de água, mas, mesmo com sinalização, alguns motoristas desrespeitaram o bloqueio e tiveram os veículos tomados pela enxurrada, sendo obrigados a abandoná-los.
Também houve deslizamento de terra na Rua Professor Francisco Faria, ligação entre os bairros Bairu e Bonfim. A força da água abriu uma cratera, interrompeu totalmente a via, arrastou um veículo estacionado para dentro do córrego e provocou o desabamento parcial de uma residência, que precisou ser evacuada.
Apesar dos prejuízos materiais expressivos para moradores e para a recuperação das vias, não foram registrados feridos, óbitos ou desaparecidos até o momento. O Corpo de Bombeiros informou que seguirá monitorando as previsões climáticas em conjunto com a Defesa Civil, com atuação preventiva e mitigatória diante da possibilidade de novos eventos extremos.
