Publicidade
Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, Santos preparou uma semana repleta de...
Créditos: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos
Getting your Trinity Audio player ready...

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, Santos preparou uma semana repleta de atividades para promover a conscientização e o respeito aos direitos fundamentais. Até sexta-feira (12), o município recebe uma série de ações que envolvem exposições, palestras, oficinas, debates, atendimentos à saúde, imunização, apresentações culturais e vivências comunitárias.

Nesta quarta-feira (10), o foco das atividades foi o Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro, localizado na Zona Noroeste da cidade. Durante todo o dia, das 9h às 16h30, foram oferecidas opções para todas as idades, com a participação ativa de grupos comunitários e conselhos municipais. A titular da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, destacou a escolha do local como forma de aproximar a população da Zona Noroeste, incluindo conselhos municipais, e garantir acesso às informações sobre direitos humanos.

Lazer e Experiências

O evento atraiu um público diverso, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, que participaram de atividades de lazer e troca de experiências. Cleide Eunice Salgado Santos levou sua neta Geovana, de 8 anos, para as brincadeiras e destacou a importância da diversão aliada ao aprendizado sobre o respeito mútuo. “Se divertindo, as crianças também aprendem a respeitar umas às outras”, afirmou Cleide.

Arlene Maria dos Santos, de 65 anos, moradora da Vila dos Criadores (Alemoa), compartilhou sua experiência no evento, que reuniu idosos em um projeto de troca de vivências. “É maravilhoso estar aqui. Temos muitas histórias de lutas e vitórias. A cada dia, aprendemos a exercer os nossos direitos”, comentou Arlene.

A presença de grupos culturais também foi uma marca do evento. O GeraAção Idoso, um grupo de dança sênior, fez uma apresentação vibrante no Jardim Botânico, mostrando como a dança pode ajudar a combater o isolamento e o sedentarismo na terceira idade. “Trabalhamos para mostrar que as idosas têm direito a um corpo e mente saudáveis”, afirmou Cremilda Martins Tavares, coordenadora do grupo.

Conselhos Municipais

Diversos conselhos municipais participaram das atividades, transmitindo conhecimento e aproximando a população de seus direitos. Marise Cabral, coordenadora adjunta da Organização da Sociedade Civil (OSC) Consciência pela Cidadania (Concidadania), ressaltou a importância de conhecer e exercer direitos como moradia, saúde e educação. “São um caminho para aproximar o cidadão de seus direitos, como moradia, saúde e educação. Estamos aqui para mostrar como as pessoas podem participar ativamente”, explicou Marise.

A Data

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, remonta a 1948, quando a Assembleia Geral da ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em resposta às atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Em 1950, a ONU oficializou a data, simbolizando a luta pela dignidade, liberdade e justiça globalmente.

Programação da Semana dos Direitos Humanos

A programação continua com várias atividades até sexta-feira (12). Destaques incluem a “Roda de Conversa” com Carolina Ak sobre o Projeto Mães de Esperança (dia 11, 14h30, Casa da Mulher), exposições no Bulevar da Rua Quinze de Novembro (dia 11) e o Mural Colaborativo “O que eu posso fazer pelos Direitos Humanos”, na Praça Mauá (dia 12, das 9h às 12h). Além disso, a peça “Quanto Vale Nós do Morro”, com o grupo de teatro do Ceconv do Morro Santa Maria, será apresentada no Parque Municipal Roberto Mário Santini (dia 12, 15h às 17h).

Destaques ISN

Relacionadas

Menu