|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS) atendeu mais duas unidades da rede neste mês através do Mutirão descentralizado de Exames Laboratoriais. A UBS Jardim Casqueiro, no dia 29/11, e a USF Vila dos Pescadores, no sábado (6/12), juntas realizaram 6.945 exames, com 2.600 e 4.345 procedimentos, respectivamente. Com isso, o total de exames realizados já ultrapassou a marca de 11 mil, atendendo 790 pacientes em diversas unidades.
Outras duas unidades já haviam sido atendidas anteriormente: as USF Jardim Nova República (Bolsão 8) e Vila Nova, que realizaram a coleta de exames nos dias 21 e 22/11. Essas unidades atingiram a marca de 365 pacientes e realizaram mais de 4 mil exames laboratoriais, completando o número total de atendimentos do mutirão até o momento.
Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades participantes do mutirão realizam exames laboratoriais que incluem a coleta de sangue, urina e fezes, importantes para a identificação e orientação de diagnósticos médicos. O objetivo é reduzir a demanda das Unidades de Saúde da Família (USF) que mais possuem pacientes aguardando exames.
A pasta ainda anunciou que outras três unidades serão atendidas até o final deste mês. A programação inclui a USF Vila Esperança/CAIC no dia 20/12, a USF Jardim Nova República (segunda ação) no dia 26/12 e a USF 31 de Março no dia 27/12. Para estas unidades, a Secretaria prevê um atendimento de 900 pacientes, com uma média de 300 pessoas agendadas por unidade.
No entanto, a Secretaria de Saúde alerta que cerca de 30% dos pacientes agendados não comparecem, o que impacta diretamente na eficácia do mutirão. “O absenteísmo reduz o número de atendimentos e prolonga o tempo de espera de quem aguarda os exames. Recomendamos que os pacientes fiquem atentos aos telefonemas da Central de Vagas para o agendamento, pois isso agiliza o processo e ajuda a diminuir a fila de espera”, afirma a Secretaria.
Próximas unidades a serem atendidas:
-
-
20/12 – USF Vila Esperança/CAIC
-
26/12 – USF Jardim Nova República (2ª ação)
-
27/12 – USF 31 de Março
-
