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A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou, até março de 2026, o desconto tarifário concedido às embarcações chamadas...
Créditos: APS
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A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou, até março de 2026, o desconto tarifário concedido às embarcações chamadas “navios verdes”, que apresentam menor emissão de gases poluentes. A medida, que está em vigor desde 2023, busca incentivar práticas sustentáveis no maior porto da América do Sul, com descontos que podem chegar a 15% para embarcações com boa pontuação no Índice Ambiental de Navios, da Organização Marítima Internacional (IMO).

O benefício é aplicado sobre tarifas de uso das infraestruturas de acesso aquaviário, calculadas com base na tonelagem de porte bruto das embarcações. A iniciativa visa não apenas a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor, mas também contribui para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

Segundo dados da IMO, o transporte marítimo responde por cerca de 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais de GEE. Nesse contexto, a aplicação de descontos para os navios que adotam práticas mais eficientes e sustentáveis é uma das alavancas do esforço da APS para combater o risco climático.

Desde 2023, o desconto tarifário concedido aos navios verdes e aos terminais que aderem a práticas ambientais já resultou em uma perda de arrecadação de R$ 40,6 milhões, sendo R$ 16,8 milhões somente em 2025. Essa medida faz parte da estratégia da APS de promover a transição energética e a descarbonização no Porto de Santos.

A Autoridade Portuária também tem avançado com outros projetos voltados à sustentabilidade. Em outubro de 2024, a APS firmou um contrato com a Fundação Valenciaport para a elaboração de um Plano de Descarbonização e de um Plano Diretor Energético (PDE) para o Porto de Santos. O objetivo é traçar diretrizes e metas para a descarbonização das operações portuárias e para a transição da energia oriunda de combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas.

Além disso, o Porto de Santos está desenvolvendo um projeto pioneiro de eletrificação do cais, com o uso de energia renovável da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que já abastece os rebocadores do porto. A iniciativa visa ampliar o fornecimento de energia limpa, com estudos em andamento para repotencializar a usina e incluir a produção de hidrogênio verde.

A APS também tem avançado na melhoria da eficiência logística, com a parceria do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) para desenvolver soluções para o sequenciamento de caminhões e navios, reduzindo o tempo de espera e, consequentemente, as emissões de GEE.

Desde 2021, a APS realiza anualmente o inventário de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) com rigor científico, utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, validada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

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