Publicidade
Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição "Mães da Esperança" foi aberta nesta segunda-feira (8) no Paço...
Créditos: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos
Getting your Trinity Audio player ready...

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição “Mães da Esperança” foi aberta nesta segunda-feira (8) no Paço Municipal, em Santos. Com sete fotos de mães acompanhadas de filhos atípicos, a mostra pretende destacar os desafios, o amor e a necessidade de apoio social dessas famílias. A exposição segue aberta até o dia 15 de dezembro.

Organizada pela fotógrafa e produtora de eventos Carolina Pierre, a mostra exibe sete fotos que capturam momentos íntimos e cheios de afeto entre mães e seus filhos com deficiência. A proposta é oferecer visibilidade a essas famílias, mostrando seus desafios e as lutas diárias pela inclusão.

Carolina Pierre, mãe de Lia, uma menina de 5 anos com hidrocefalia, teve a ideia de criar a exposição após vivenciar a experiência de cuidar de uma filha com necessidades especiais. “A história de muitas dessas mães me inspirou a criar uma narrativa visual que é também um movimento de empatia e transformação social. As mães aqui retratadas são guerreiras que desafiam limites e, ao mesmo tempo, transformam suas vidas e realidades”, afirma Carolina.

A mostra não é apenas um registro fotográfico, mas uma forma de provocar uma reflexão sobre a importância de se promover caminhos mais justos e inclusivos para as pessoas com deficiência e suas famílias.

Entre as mães retratadas na exposição, Fabíola Faro, aposentada, e seu filho Pedro, de 8 anos, com múltiplas deficiências, destacaram a importância da visibilidade proporcionada pela mostra. “A exposição revela aos outros que estamos incluídos na sociedade, mostrando nossa realidade e o desejo de sermos vistos como todas as outras pessoas”, disse Fabíola.

Marcela Garcia Fonseca, advogada e mãe de Beatriz, de 3 anos, e Henrique, de 9 anos, com síndrome de Down, também compartilhou sua emoção. “A Carolina captou um momento muito nosso, dentro de casa, na nossa biblioteca. A foto mostra que, apesar da correria do dia a dia com terapias e escola, também vivemos momentos de beleza e leveza”, afirmou.

Além da exposição, o projeto “Mães da Esperança” realiza uma roda de conversa nesta quinta-feira (11), às 14h30, na Casa da Mulher, na Vila Mathias. O evento, coordenado por Carolina Pierre, será um espaço de acolhimento, onde mães poderão compartilhar experiências, dúvidas e trocar informações sobre o cuidado e as vivências de suas famílias.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu