|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A tradição do Amigo Secreto e o clima natalino estão aquecendo o comércio no Litoral Paulista. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia, a expectativa é de que as vendas subam cerca de 7% até o fim de dezembro, impulsionadas principalmente pela chegada da segunda parcela do 13º salário e pelas compras de última hora.
O ticket médio nas compras de fim de ano deve girar em torno de R$ 200. Entre os presentes mais buscados estão roupas, calçados, itens de perfumaria e celulares. Mesmo após a Black Friday, o Natal segue movimentando o comércio.
“É tradição presentear, seja com uma lembrancinha ou com um presente maior. Por isso, incentivamos os lojistas a investirem em promoções e vitrines mais atrativas. Muitos também oferecem condições facilitadas de pagamento neste período”, afirma Nicolau Miguel Obeidi, presidente da CDL Santos Praia.
A cidade de Santos deve receber cerca de 3,5 milhões de turistas entre dezembro e fevereiro, o que pode manter o movimento no comércio aquecido por mais tempo. Muitos visitantes aproveitam para comprar durante as férias ou antes de embarcar em cruzeiros.
Com o aumento na demanda, o comércio local começa a operar em horário estendido. As lojas de rua poderão abrir até as 22h a partir de quarta-feira (10), de forma opcional. Já os shoppings ampliarão o funcionamento até as 23h a partir do dia 18. Na véspera de Natal, a maioria funcionará das 10h às 18h.
A CDL Santos Praia, fundada em 1973, é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços aos lojistas da região, oferecendo assessoria, convênios e consultorias. Hoje, são cerca de mil associados ativos em Santos.
