|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Vigilância Sanitária de Guarujá realizou, entre os dias 28 e 30 de novembro, a Operação Gelato, uma fiscalização especial de verão em 31 sorveterias localizadas nas principais praias da cidade. A ação resultou na emissão de 35 autos de infração por irregularidades sanitárias e estruturais.
A operação ocorreu nas praias de Pitangueiras, Astúrias, Tombo, Enseada, Pernambuco e Perequê, focando na segurança alimentar e no cumprimento das normas vigentes. A prefeitura não divulgou os nomes dos estabelecimentos autuados, mas destacou que o objetivo é garantir mais segurança para moradores e turistas durante a alta temporada.
Entre os principais itens verificados estavam as notas fiscais e os lotes dos produtos, o acondicionamento e lacre das embalagens de sorvete, a higiene dos espaços e a procedência do gelo utilizado — sendo este último item aprovado em todos os locais fiscalizados.
As equipes também analisaram o cumprimento das legislações sobre venda de bebidas alcoólicas e cigarros, a manutenção predial e a existência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório para segurança contra incêndios.
De acordo com a Prefeitura, os estabelecimentos notificados devem corrigir as irregularidades dentro dos prazos estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Caso não cumpram as exigências, novas autuações poderão ser aplicadas. As adequações serão monitoradas pela administração municipal.
