|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Black Friday, tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, vem se consolidando como a principal data para os consumidores do Litoral Paulista anteciparem as compras de Natal. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 70% dos consumidores da região aproveitam o evento promocional para adquirir presentes natalinos.
A tendência de concentrar as ofertas em um único dia — este ano, em 28 de novembro — tem dado lugar a um mês inteiro de promoções. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia, muitos lojistas já oferecem descontos ao longo de todo novembro, aproveitando o período em que a população recebe a primeira parcela do 13º salário.
“Com dinheiro na mão, as pessoas tendem a gastar mais. Acreditamos que o movimento nas lojas da Baixada Santista cresça cerca de 5%, com muitos clientes antecipando suas compras de fim de ano”, explica Nicolau Miguel Obeidi, presidente da CDL Santos Praia.
Entre os entrevistados, 24% afirmam sempre comprar parte ou todos os presentes de Natal durante a Black Friday, enquanto 45% aproveitam algumas promoções. Apenas 13% não se interessam pelo evento. A pesquisa também mostra que 31% dos consumidores gastam menos com os presentes por anteciparem as compras com desconto; 23% mantêm o valor gasto e 21% acabam gastando mais por adquirirem um maior volume de produtos.
Os itens mais procurados durante o período são eletrodomésticos, seguidos de eletrônicos, roupas e calçados. “TV, máquina de lavar, micro-ondas, fogão e aspirador são campeões de venda. Mas é fundamental que o consumidor acompanhe os preços para não cair em promoções enganosas”, alerta Obeidi.
