Publicidade
Cubatão recebeu nesta segunda-feira (24) a primeira edição do Fórum “Cubatão + Sustentável”, realizado no auditório do Senai Cubatão.
Créditos: Theo Jr./Secom Cubatão
Getting your Trinity Audio player ready...

Cubatão recebeu nesta segunda-feira (24) a primeira edição do Fórum “Cubatão + Sustentável”, realizado no auditório do Senai Cubatão. O evento, promovido pelo Grupo Tribuna em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas do Polo Industrial por meio do CIDE – Polo Cubatão, reuniu representantes do poder público, indústria e academia para debater soluções nos eixos de energia, logística, competitividade e meio ambiente.

Com uma trajetória reconhecida de recuperação ambiental desde os anos 1980, Cubatão destacou sua evolução e o papel estratégico na economia paulista. A mesa de abertura contou com autoridades como o prefeito César Nascimento, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Caio França e o diretor do CIESP-Cubatão, Américo Neto. O prefeito apresentou projetos habitacionais e ambientais em curso, como a criação do “Cinturão Verde” com 3 milhões de metros quadrados de áreas recuperadas e a retirada diária de mais de 700 mil litros de esgoto lançado ao meio ambiente.

O Fórum reforçou a articulação entre políticas públicas e sustentabilidade. No painel sobre a participação de Cubatão na COP30, a vice-prefeita Andrea Castro apresentou demandas por financiamento habitacional e obras de drenagem, além de iniciativas para erradicação de submoradias. Participaram também o engenheiro Sérgio Luiz Pompéia, o diretor da Unipar Damián Greco e o secretário de Meio Ambiente, Cleiton Jordão, que detalhou parcerias como o programa Carbono Neutro com o IPT.

Painéis seguintes abordaram o uso do gás natural e os desafios logísticos regionais. O secretário Fabrício Lopes defendeu a qualificação profissional para as grandes obras previstas, como o túnel Santos-Guarujá, e propôs a criação de um retroporto no Litoral Sul, envolvendo Itanhaém e Mongaguá.

Ao final, o evento reafirmou Cubatão como referência em sustentabilidade industrial e município comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como trabalho decente, cidades sustentáveis e desenvolvimento institucional eficaz.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu