Publicidade
foto enem 16 11 25
Getting your Trinity Audio player ready...

O Enem 2025 chega ao segundo e último dia de aplicação neste domingo (16), com as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Assim como no primeiro domingo, os horários são rígidos: os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova começa a ser aplicada às 13h30 e termina às 18h30, meia hora mais cedo do que no primeiro dia.

Neste segundo dia, os participantes respondem a 90 questões de múltipla escolha, divididas em 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Não há redação, já que o texto dissertativo-argumentativo foi feito no primeiro domingo de prova.

Para entrar na sala, o candidato precisa apresentar documento oficial com foto e usar caneta esferográfica preta de tubo transparente. Como sempre, é proibido portar aparelhos eletrônicos ligados, anotações fora do cartão-resposta e qualquer material não permitido em edital. Quem se ausenta antes do horário mínimo de saída também pode ser eliminado.

Horários importantes do segundo dia

  • Abertura dos portões: 12h

  • Fechamento dos portões: 13h

  • Início da prova: 13h30

  • Saída sem caderno de questões: a partir de 15h30

  • Saída levando o caderno de questões: a partir das 18h

  • Encerramento: 18h30 (horário de Brasília)

Quando sai o gabarito do Enem 2025?

O gabarito oficial do Enem 2025 é divulgado pelo Inep em até 10 dias úteis após a aplicação das provas, no portal do instituto. Neste ano, o padrão-resposta do primeiro dia foi antecipado e já saiu na quinta-feira (13), permitindo que milhões de candidatos conferissem as respostas de linguagens, ciências humanas e redação. Foi a primeira vez que o órgão separou as datas para divulgar o gabarito do 1º dia.

Para o segundo dia, a expectativa é que o gabarito oficial seja disponibilizado até 28 de novembro de 2025, podendo ser antecipado novamente, caso o Inep repita a estratégia de divulgação mais rápida.

Além do site oficial, diversos portais de educação e cursinhos já prometem fazer a correção extraoficial das provas de matemática e ciências da natureza ainda neste domingo, ajudando o estudante a ter uma noção inicial de desempenho, antes da nota oficial com TRI e do resultado final, previsto para janeiro de 2026.

Como foi o primeiro dia de Enem 2025

O primeiro domingo de Enem 2025, realizado em 9 de novembro, teve provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação, cujo tema abordou o envelhecimento no Brasil. Segundo balanço do Ministério da Educação e do Inep, a aplicação ocorreu em 1.805 municípios em todo o país.

O destaque ficou para a taxa de abstenção, que chegou a 27% dos inscritos, ligeiramente acima dos 26,6% registrados em 2024. Na prática, isso significa que cerca de 3,5 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de provas, entre os mais de 4,8 milhões de inscritos em 2025. Foi um aumento de 11% nas inscrições em relação a 2024 e de cerca de 38% em relação a 2022.

Segundo o MEC, mais de 3 milhões de participantes foram isentos da taxa de inscrição, enquanto cerca de 1,7 milhão pagaram para fazer o exame. Ainda no primeiro domingo, mais de 3,2 mil participantes foram eliminados, por motivos que vão desde ausência antes do horário permitido até o porte de aparelhos eletrônicos.

O que está em jogo para os candidatos

As notas do Enem 2025 serão usadas para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas pelo Prouni e também para financiamento estudantil em programas do governo federal, além de processos seletivos próprios de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Com o segundo dia de provas, os participantes encerram a etapa mais importante dessa jornada e passam a acompanhar a divulgação dos gabaritos, do espelho da redação e do resultado final no início de 2026.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu