|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Balanço parcial aponta mais de mil possíveis focos do mosquito em onze bairros da cidade
A sexta operação de combate ao Aedes aegypti com o uso de drones mapeou mais de 423 hectares em Uberaba, abrangendo 10.224 imóveis distribuídos em 11 bairros. A ação, realizada no fim de outubro, faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp
De acordo com o balanço parcial divulgado pela Prefeitura, o sobrevoo registrou 1.104 pontos de interesse em 932 imóveis, sendo possível mais de um foco por endereço. A maioria das ocorrências foi de piscinas e fontes (72,92%), seguida por depósitos de lixo e entulho (12,86%) e caixas d’água elevadas (4,62%).
As imagens captadas estão sendo verificadas presencialmente pelos agentes de combate às endemias, que atuam nos imóveis apontados pelo levantamento. O uso de drones tem sido um reforço importante diante do grande número de casas fechadas, que dificultam as vistorias presenciais.
Nesta semana, o Departamento de Zoonoses também realiza o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta que mede a infestação do mosquito nas regiões da cidade. Segundo a SMS, o cruzamento dos dados obtidos por terra e ar deve tornar as ações de combate mais precisas e eficazes.
