Publicidade
Cães acorrentados são resgatados em Praia Grande; caso será levado ao Ministério Público
Foto Divulgação/Rafael Saraiva (União)
Getting your Trinity Audio player ready...

Três cães foram resgatados nesta terça-feira (4) em Praia Grande, após denúncias de maus-tratos registradas por uma organização de proteção animal. Os resgates ocorreram nos bairros Caiçara e Princesa, com apoio da Polícia Civil e presença de representante da Assembleia Legislativa.

No bairro Caiçara, dois cães da raça husky siberiano estavam acorrentados na garagem de uma residência, com pouca mobilidade e sinais de sofrimento. Já no bairro Princesa, um vira-lata foi localizado preso a uma corrente curta, com água suja, alimentação inadequada, magreza e problemas dermatológicos aparentes.

A ação foi acompanhada pelo deputado estadual Rafael Saraiva (União), autor da Lei 18.184/2025, que proíbe o uso de correntes em cães e gatos no estado de São Paulo. A norma determina ainda condições mínimas de higiene, abrigo e alimentação, sob pena de reclusão e multa conforme a legislação federal de crimes ambientais.

Apesar do flagrante, o boletim de ocorrência foi inicialmente registrado como “não criminal” pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande. A decisão gerou críticas por parte da ONG responsável pelo resgate e da equipe do parlamentar, que anunciou que o caso será encaminhado ao Ministério Público e à Corregedoria da Polícia Civil para investigação da conduta da autoridade envolvida.

Os cães resgatados foram levados à ONG que fez a denúncia, onde passaram por atendimento veterinário e receberam os primeiros cuidados.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu