Publicidade
Período de defeso começou e polícia fiscaliza rio
Getting your Trinity Audio player ready...

Medida vale até 28 de fevereiro em Iturama e região; fiscalização será intensificada, e infrações podem gerar multas e apreensões

Começa neste sábado (1º) o período de Defeso 2025/2026 na Bacia do Rio Paraná e seus afluentes, abrangendo toda a região de Iturama. A medida ambiental segue até 28 de fevereiro de 2026 e tem como objetivo proteger a piracema — período de reprodução dos peixes nativos.

Durante esses quatro meses, está proibida a captura, transporte, comercialização e pesca de espécies nativas. A restrição também vale para o uso de redes, tarrafas, espinhéis, anzóis de galho, arpões e arbaletes. A pesca em lagos marginais e em áreas a menos de 1.500 metros de barragens ou cachoeiras também está vetada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp

A pesca de espécies exóticas ou não nativas, como tilápia, tucunaré, carpa, porquinho e corvina, continua permitida em locais autorizados, desde que respeitado o limite de 3 kg por pescador, mais um exemplar.

Comerciantes de pescado nativo devem declarar seus estoques até o dia 5 de novembro para evitar penalidades como multas e apreensão dos produtos. O 7º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Iturama reforça que as equipes estarão em fiscalização fluvial e terrestre intensificada ao longo de todo o período.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu