Publicidade
A American Heart Association (AHA) atualizou neste mês de outubro suas diretrizes globais de primeiros socorros, reanimação...
Créditos: Science Photo Library/GettyImages
Getting your Trinity Audio player ready...

A American Heart Association (AHA) atualizou neste mês de outubro suas diretrizes globais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. Entre as principais mudanças está a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês quanto em crianças e adultos conscientes.

A nova orientação, publicada na revista científica Circulation, determina que, para vítimas conscientes com mais de 1 ano, a manobra de desengasgo deve ser feita alternando cinco pancadas firmes nas costas com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich). Antes, o protocolo recomendava iniciar diretamente pelas compressões.

Segundo o médico Ashish Panchal, coordenador do comitê de emergência cardiovascular da AHA, a mudança reflete resultados de décadas de estudos. “As evidências mostram que as pancadas nas costas ajudam a deslocar o objeto antes mesmo das compressões abdominais, aumentando as chances de sucesso e reduzindo o risco de lesões”, afirmou.

Novas regras para bebês

Para bebês com menos de 1 ano, a orientação também foi revista. O procedimento agora alterna cinco pancadas firmes nas costas com cinco compressões torácicas no centro do peito, usando a base da palma da mão. A compressão abdominal segue proibida nesta faixa etária, por risco de lesões internas graves.

A AHA ressalta que os sinais de alerta em bebês incluem ausência de choro ou tosse, dificuldade para respirar, mudança na coloração da pele e flacidez corporal. Em caso de perda de consciência, deve-se iniciar imediatamente a reanimação cardiopulmonar.

Mudança busca maior eficácia e segurança

As novas diretrizes substituem as de 2020 e visam tornar os protocolos mais eficazes, especialmente em atendimentos prestados por leigos em ambientes domésticos ou públicos. A atualização foi elaborada em parceria com a American Academy of Pediatrics e deve passar a orientar todos os cursos internacionais de primeiros socorros a partir de agora.

Passo a passo atualizado

Para bebês (até 1 ano):

  1. Verifique se o bebê não respira ou está com cor alterada;

  2. Ligue para o SAMU (192);

  3. Apoie o bebê de bruços, com a cabeça mais baixa;

  4. Dê 5 pancadas nas costas com a base da mão;

  5. Vire o bebê e faça 5 compressões torácicas no centro do peito;

  6. Repita até o objeto sair ou o bebê perder a consciência;

  7. Se desmaiar, inicie a RCP.

Créditos: Reprodução/AHA

Para crianças maiores e adultos:

  1. Verifique se a pessoa não respira ou não consegue falar;

  2. Dê 5 pancadas entre as escápulas;

  3. Faça 5 compressões abdominais (manobra de Heimlich);

  4. Continue alternando até a desobstrução ou perda de consciência;

  5. Se a vítima desmaiar, inicie RCP imediatamente até a chegada do socorro.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu