Publicidade
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumiu nesta quarta-feira (29) o comando da Secretaria-Geral da Presidência...
Créditos: Graccho – Presidência da República/ND Mais
Getting your Trinity Audio player ready...

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumiu nesta quarta-feira (29) o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, em cerimônia no Palácio do Planalto marcada por homenagens às vítimas da operação policial no Rio de Janeiro. O episódio, que deixou 121 mortos, foi lembrado por Boulos com um minuto de silêncio.

Boulos substitui Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2023. A troca, anunciada no dia 20 de outubro, representa a 13ª mudança ministerial feita por Lula neste mandato e a sétima somente em 2025.

O novo ministro assume a pasta responsável pela interlocução do governo federal com os movimentos sociais, função que dialoga diretamente com sua trajetória política. Paulistano, Boulos consolidou-se como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e é considerado o nome de maior expressão eleitoral do PSOL.

Durante a posse, que contou com a presença de ministros do governo, parlamentares aliados e até membros do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Lula apareceu vestindo uma camisa preta – gesto interpretado como sinal de luto pelas mortes no Rio.

A nomeação de Boulos é vista como uma estratégia de Lula para fortalecer o campo progressista já com vistas à eleição presidencial de 2026. O novo ministro deverá integrar uma articulação informal de pré-campanha ao lado de Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social), ambos com ligação próxima ao deputado.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu