|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, morreu no domingo (26) vítima de meningite bacteriana tipo C em Praia Grande. A estudante da rede municipal estava internada no Hospital Irmã Dulce e era monitorada pela Vigilância Epidemiológica da cidade.
Após a confirmação da doença, a escola onde a menina estudava passou por uma vistoria e foi higienizada. Além disso, pais e responsáveis pelos alunos foram orientados sobre os sintomas e formas de prevenção da meningite.
A meningite tipo C é causada por uma bactéria chamada Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo. Essa bactéria possui diferentes subtipos — como A, B, C, W e Y — que variam em prevalência e grau de infecção. A infecção provoca uma inflamação nas meninges, membranas que revestem o cérebro, o cerebelo e a medula espinhal.
Mesmo pessoas vacinadas contra a meningite podem contrair a doença, embora com sintomas geralmente mais brandos, menor necessidade de internação e menor risco de morte. Em alguns casos, a pessoa pode não apresentar sintomas, mas ainda assim ser capaz de transmitir a bactéria por meio da fala ou da tosse.
A meningite bacteriana pode evoluir de forma rápida, levando à morte em poucas horas ou dias se não for diagnosticada e tratada corretamente. Além das formas bacteriana e viral, a meningite também pode ser causada por fungos, medicamentos e doenças autoimunes. Dentre essas, as formas viral e bacteriana são transmissíveis.
O imunizante contra os principais tipos da doença integra o calendário nacional de vacinação, sendo recomendado principalmente para crianças menores de 5 anos, idosos e pessoas com doenças autoimunes. A principal forma de contágio é pelas vias aéreas, por isso o uso de máscara pode ajudar a reduzir a transmissão, embora esse hábito tenha diminuído após a pandemia.
Em caso de contato próximo com alguém diagnosticado com a forma bacteriana da doença, a recomendação médica é procurar atendimento nas primeiras 24 horas. Nesses casos, é indicada uma dose preventiva de antibiótico para reduzir o risco de infecção.
