|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebra nesta segunda-feira (27) seu aniversário de 80 anos, tornando-se oficialmente o primeiro presidente octogenário no exercício do Poder Executivo brasileiro. Apesar da comemoração nesta data, a certidão de nascimento do presidente registra o nascimento em 6 de outubro de 1945 — erro atribuído a uma confusão no momento do registro civil, feito anos após seu nascimento.
A história foi contada pelo Instituto Lula em uma série de publicações feitas em 2023. Natural de Caetés, no interior de Pernambuco, Lula foi o sétimo de oito filhos. De família humilde, ele e os irmãos foram registrados juntos, anos depois de nascerem. A escrivã responsável pelo cartório teria se confundido com as datas, resultando na divergência.
Na última quinta-feira (23), durante visita à Indonésia, Lula comemorou o aniversário de forma antecipada e confirmou que pretende disputar seu quarto mandato nas eleições de 2026. “Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou.
O presidente já havia afirmado em outras ocasiões que condicionaria uma nova candidatura ao seu estado de saúde. Em setembro, comentou que “80 anos de idade é o tempo da maturidade máxima do ser humano”.
Lula já era o chefe do Executivo mais velho da história ao completar 79 anos no ano passado, superando Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos.
