Publicidade
Candidatos caem em golpe de falso emprego no Porto de Santos via WhatsApp
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela administração do maior porto do Brasil, emitiu um alerta nesta semana sobre um golpe envolvendo falsas promessas de emprego no complexo portuário. Criminosos têm usado o WhatsApp para enganar candidatos com ofertas inexistentes, cobrando cerca de R$ 30 para a suposta emissão de uma certidão de antecedentes criminais.

Segundo a APS, os golpistas se passam por recrutadores e alegam que a taxa é necessária para dar andamento ao processo seletivo. As vítimas, ao descobrirem que não há vaga real, relatam frustração, prejuízo financeiro e constrangimento.

A Autoridade Portuária esclareceu que não realiza processos seletivos via WhatsApp e que a contratação de trabalhadores diretos ocorre exclusivamente por meio de concurso público. Já os profissionais terceirizados são recrutados pelas empresas contratadas por licitação, e os estagiários e aprendizes são selecionados via convênios com instituições de ensino.

A APS reforça que nunca há qualquer tipo de cobrança nos processos de contratação. Os interessados em oportunidades legítimas devem procurar diretamente as operadoras dos terminais ou os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Santos e Guarujá.

Vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, a Autoridade Portuária de Santos é responsável pelo planejamento logístico e pela gestão da infraestrutura do Porto Organizado de Santos. O complexo movimenta cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras e conta com 53 terminais entre Santos e Guarujá.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu