Publicidade
Pela primeira vez na história, mosquitos foram encontrados em ambiente natural na Islândia. O achado ocorreu na região de Kiðafell...
Créditos: João Paulo Burini/GettyImages
Getting your Trinity Audio player ready...

Pela primeira vez na história, mosquitos foram encontrados em ambiente natural na Islândia. O achado ocorreu na região de Kiðafell, próxima à capital Reykjavik, e representa uma quebra inédita para o país, que até então era, ao lado da Antártida, um dos poucos lugares do mundo livres da presença desses insetos.

Foram identificados três exemplares da espécie Culiseta annulata — duas fêmeas e um macho — por pesquisadores do Instituto de Ciências Naturais da Islândia. Para atraí-los, foi utilizada uma técnica localmente usada para capturar mariposas, que mistura açúcar e vinho quente em cordas ou tecidos pendurados ao ar livre.

“O primeiro registro de mosquitos ocorrendo no ambiente natural da Islândia”, confirmou o entomologista Matthias Alfredsson em entrevista à AFP. Ele destacou que há muitos anos um mosquito da espécie Aedes nigripes chegou ao país por um avião, mas o espécime foi perdido e não sobreviveu no ambiente.

Ainda não se sabe com exatidão como os insetos chegaram ao país. Entre as hipóteses levantadas pelos cientistas estão o transporte por navios ou contêineres internacionais e as mudanças climáticas, que vêm tornando os verões mais longos e os invernos menos rigorosos. No entanto, Alfredsson pondera que a espécie encontrada é adaptada ao frio extremo e capaz de sobreviver em locais como porões e celeiros durante o inverno, quando as temperaturas caem abaixo de zero.

Pesquisas adicionais estão em andamento para determinar a origem dos mosquitos e avaliar o risco de proliferação. A Islândia vem sendo impactada de forma acelerada pelas mudanças climáticas — estudos apontam que o país aquece quatro vezes mais rápido do que a média do Hemisfério Norte, provocando o derretimento de geleiras e alterações significativas no ecossistema local.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu