|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A nova edição da Operação Verão vai reforçar a segurança pública no litoral de São Paulo e no Vale do Ribeira com o envio de 2.643 policiais militares. A ação acontecerá entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 20 de fevereiro de 2026, com cobertura ampliada para o período pós-Carnaval, totalizando 68 dias de operação.
O anúncio do reforço foi apresentado durante a 260ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). As atividades de patrulhamento serão coordenadas pelo Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6) e contemplarão as nove cidades da Baixada Santista, além dos municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.
Em relação à temporada anterior, houve um acréscimo de 10% no número de agentes e viaturas. O contingente passa de 2.394 para 2.643 policiais e de 288 para 317 viaturas, das quais 163 são veículos novos.
As ações previstas incluem policiamento ostensivo nas orlas das praias, rodovias, vias movimentadas e em eventos públicos como shows, festas de Réveillon e celebrações de Carnaval. A operação também contará com o apoio de forças táticas, como o 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), por meio da Operação Impacto Atlântico.
A estrutura de apoio ao efetivo contará com tecnologias como drones, Terminais Portáteis de Dados (TPDs), aplicativo de Apoio Operacional, Sistema Muralha Paulista e câmeras instaladas em viaturas em projeto-piloto que será testado em Santos.
Os maiores contingentes serão destinados aos municípios com maior fluxo turístico e maior extensão de faixa litorânea, como Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Santos. No Vale do Ribeira, a operação se concentrará em Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, com atuação proporcional à demanda local.
