|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pelo segundo dia consecutivo, um vagão de trem carregado com celulose foi atingido por um incêndio na Baixada Santista. A ocorrência mais recente foi registrada na noite de quarta-feira (22), no pátio do Perequê, na área rural de Cubatão (SP). O fogo foi controlado apenas na madrugada desta quinta-feira (23), após mais de cinco horas de combate. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado foi recebido por volta das 22h40. Três viaturas e seis bombeiros foram mobilizados para o atendimento, com apoio da Rumo Logística — concessionária responsável pelo transporte ferroviário — que enviou dois caminhões-pipa e uma retroescavadeira para auxiliar no trabalho. O incêndio foi completamente extinto por volta das 4h40 da manhã.
A carga transportada era celulose, uma matéria-prima de origem vegetal amplamente utilizada nas indústrias de papel, tecido, construção civil, cosméticos, fármacos e biocombustíveis.
Na noite anterior, outro incêndio atingiu um vagão semelhante, também carregado com celulose, desta vez em São Vicente. Segundo a concessionária, criminosos foram os responsáveis pelo ataque. A composição teve que ser levada até o mesmo pátio em Cubatão, onde há melhor infraestrutura para controle de emergências.
Nesta primeira ocorrência, o Corpo de Bombeiros empregou quatro viaturas e 11 agentes para controlar as chamas. Apesar do trabalho rápido das equipes, os dois vagões acabaram danificados. Até o momento, ninguém foi preso e as causas dos incêndios seguem sob investigação.
