Publicidade
Um tiroteio em frente ao Parlamento da Sérvia, na capital Belgrado, deixou ao menos uma pessoa ferida nesta quarta-feira (22)...
Créditos: Djordje Kojadinovic/Reuters
Getting your Trinity Audio player ready...

Um tiroteio em frente ao Parlamento da Sérvia, na capital Belgrado, deixou ao menos uma pessoa ferida nesta quarta-feira (22), em um episódio classificado pelas autoridades locais como atentado terrorista. O ataque ocorreu no mesmo local onde manifestantes favoráveis ao presidente Aleksander Vucic montaram acampamento em apoio ao governo.

Segundo a imprensa sérvia, um homem de 70 anos disparou contra um homem de 57 anos, atingindo sua perna, e depois alvejou um botijão de gás em uma das tendas, provocando um incêndio. O ferido foi hospitalizado com estado de saúde considerado grave e deve passar por cirurgia, de acordo com o ministro da Saúde da Sérvia, Zlatibor Loncar.

Vídeos divulgados por veículos locais mostram o momento em que agentes de segurança armados se aproximam da tenda após os disparos. A polícia reagiu rapidamente, trocou tiros com o autor do ataque e conseguiu detê-lo. As chamas foram controladas pouco depois.

O presidente Vucic, que discursava em um evento oficial no momento do ataque, deixou o local às pressas ao ser informado da ocorrência. Ele declarou que se tratava de “um ato terrorista em frente ao prédio da Assembleia Nacional”.

A região do ataque, situada entre o Parlamento e o gabinete presidencial, tem sido palco de tensões políticas constantes. Protestos contra o governo ocorrem há cerca de um ano, motivados inicialmente pela queda de uma cobertura de estação ferroviária em Novi Sad, que matou 16 pessoas e gerou acusações de negligência por parte das autoridades.

Até o momento, a motivação do ataque não foi oficialmente esclarecida. A polícia segue investigando o caso.

Manifestações

A Sérvia vive um clima tenso desde o início do ano, quando protestos contra o governo tomaram as ruas do país após um acidente em uma estação ferroviária que matou 15 pessoas. Segundo a população, a negligência e a corrupção do governo foram fatores essenciais para a tragédia. O atentado de hoje porém, ocorreu em uma manifestação a favor do presidente Aleksander Vucic, o que levantou a suspeita do atentado terrorista ter viés político, conforme dito pelo chefe de Estado.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu