Publicidade
A chuva de meteoros Oriônidas promete iluminar os céus do Brasil na noite deste domingo (21), quando atingirá seu pico com a...
Créditos: Flickr/Diana Robinson
Getting your Trinity Audio player ready...

A chuva de meteoros Oriônidas promete iluminar os céus do Brasil na noite deste domingo (21), quando atingirá seu pico com a passagem de até 20 meteoros por hora. O fenômeno, visível a olho nu, ocorre anualmente quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley.

Segundo a Nasa, a melhor janela de observação será entre meia-noite e 2h da manhã. E o momento não poderia ser mais favorável: a chuva deste ano coincide com a Lua Nova de outubro, o que garante um céu mais escuro e sem interferência luminosa — condição ideal para apreciar os meteoros em sua plenitude.

Embora os meteoros pareçam se originar da constelação de Órion, eles podem ser vistos em qualquer ponto do céu. No hemisfério Sul, o ideal é olhar na direção nordeste, em locais afastados de centros urbanos e com pouca poluição luminosa.

No Brasil, o fenômeno será visível em todo o território nacional, com destaque para regiões de céu limpo e pouca iluminação artificial. Entre os melhores pontos de observação estão a Chapada Diamantina (BA), o Pantanal (MT e MS), a Serra do Cipó (MG), o interior de Minas Gerais, a Serra Catarinense (SC) e áreas rurais do Piauí.

Para aproveitar melhor a experiência, especialistas recomendam se acomodar confortavelmente, evitar o uso de lanternas e permitir que os olhos se acostumem à escuridão por 20 a 30 minutos.

As Oriônidas são consideradas uma das chuvas de meteoros mais bonitas do calendário astronômico e guardam um charme especial por sua ligação com o cometa Halley, cuja última passagem visível ocorreu em 1986. O período de atividade da chuva se estende até 22 de novembro, mas a noite deste domingo será o auge do espetáculo.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu