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Foto: Reprodução internet
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Atenção, pais e responsáveis! A Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE) deu início ao cadastramento escolar para o ano letivo de 2026, que segue até o dia 14 de novembro. O processo abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é garantir o acesso de todas as crianças, jovens e adultos às vagas da rede pública municipal.

Educação Infantil
O cadastro deve ser feito pelo site oficial da Prefeitura e é obrigatório para as crianças que ainda não estudam na rede municipal, mas que em 2026 irão cursar o 1º ou 2º Período da Educação Infantil, para o 1º Período a criança precisa completar 4 anos até 31 de março de 2026, e para o 2º Período, 5 anos até a mesma data.

Quem não tem acesso à internet pode fazer o cadastro presencialmente em escolas municipais ou na Secretaria de Educação (Rua Halfeld, nº 1400, Centro).
Durante o processo, é preciso informar os dados da criança e escolher até três escolas, respeitando o zoneamento do endereço.

Ensino Fundamental e EJA
As inscrições para o Ensino Fundamental devem ser feitas pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM/SEE/MG), voltado a crianças que vão iniciar o 1º ano (com 6 anos completos até 31 de março de 2026) ou alunos vindos de outras redes.
Já na EJA, jovens e adultos com 15 anos ou mais podem se inscrever para retomar os estudos no Ensino Fundamental ou Médio.

Resultados e matrículas:                                                                                                                                                                                     O resultado do cadastramento será divulgado em 10 de dezembro de 2025, no mesmo site utilizado para inscrição.
As matrículas acontecem de 11 a 19 de dezembro de 2025 e também de 5 a 16 de janeiro de 2026, diretamente nas escolas indicadas.

A Prefeitura reforça que o cadastramento é fundamental para garantir o direito à educação e para organizar as vagas da rede municipal de forma justa e eficiente.

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