Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil não tem problemas com o Estado de Israel...
Créditos: Evaristo Sa/AFP e Abir Sultan/Agência Lusa
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil não tem problemas com o Estado de Israel, mas sim com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A declaração foi dada após questionamentos sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, mediado pelos Estados Unidos.

“O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”, disse Lula a jornalistas.

O presidente também comentou sobre a população israelense e o papel do povo judeu no atual cenário. “Sabemos o papel que o povo judeu tem feito, inclusive lutando contra a atitude do Netanyahu. Sabemos que o povo judeu não concordava, em muita parte, com aquela guerra”, afirmou.

Lula comemorou o cessar-fogo, embora com cautela. “Não sei se é definitivo ou não, mas estou feliz porque é um começo muito promissor”, declarou. Ele ainda elogiou a atuação do presidente norte-americano Donald Trump na mediação do acordo. “O fato de Trump ter ido ao Parlamento em Israel, ter falado, é muito importante. Espero que aqueles que ajudaram Israel na sua posição de virulência agora ajudem a ter uma paz definitiva”, concluiu.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu