Publicidade
Os economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2025, anunciado...
Créditos: Prêmio Nobel/Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...

Os economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2025, anunciado nesta segunda-feira (13) pela Academia Real das Ciências da Suécia. O trio foi reconhecido “por explicar o crescimento econômico impulsionado pela inovação”, e dividirá a premiação de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,4 milhões).

Joel Mokyr, professor na Universidade Northwestern (EUA), foi destacado por seu trabalho histórico ao identificar as condições que permitiram o crescimento econômico sustentado, fenômeno que se tornou constante a partir do século 19. Segundo ele, o progresso depende tanto do conhecimento prático quanto da compreensão científica sobre o porquê as tecnologias funcionam — uma combinação que só se tornou comum após a Revolução Industrial.

Já Philippe Aghion (Collège de France e London School of Economics) e Peter Howitt (Brown University) receberam o prêmio pelo desenvolvimento, em 1992, do modelo matemático da chamada “destruição criativa”. O conceito descreve como novas inovações substituem as antigas, criando um ciclo de avanço que exige o equilíbrio entre concorrência, incentivo à pesquisa e proteção social.

Segundo a Academia, os estudos mostram que a inovação traz ganhos, mas também conflitos. Empresas estabelecidas e grupos de interesse podem resistir a mudanças por medo de perdas, e bloquear o progresso se não houver gestão adequada. “O crescimento econômico não pode ser dado como certo”, destacou John Hassler, presidente do comitê do Nobel de Economia.

Os pesquisadores também apontam que a inteligência artificial pode acelerar o acúmulo de conhecimento útil, e que políticas públicas devem mitigar efeitos negativos como desigualdade e degradação ambiental, garantindo que os avanços beneficiem toda a sociedade.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu