Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na última sexta-feira (3), a Polícia Militar Ambiental deflagrou a Operação Lac Purum em quatro cidades do interior de São Paulo: Assis, Oscar Bressane, Platina e Lutécia. A operação foi realizada em parceria com a Defesa Agropecuária de Campinas e contou com o apoio do Ministério Público (Gaema) de Assis.
A ação teve como objetivo combater a adulteração de leite com substâncias químicas nocivas ao consumo humano. Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em propriedades rurais, após denúncias sobre a prática de adulteração.
Nos locais vistoriados, foram recolhidas amostras de aproximadamente 200 litros de leite na cidade de Platina para análise. Além disso, os agentes apreenderam quatro espingardas, 113 munições e diversas cápsulas deflagradas, relacionadas ao porte ilegal de armas.
A operação também resultou em autuações por irregularidades no manejo do gado e na gestão ambiental. Um proprietário de terra foi multado em R$ 8,4 mil por dificultar a regeneração da vegetação em uma área de preservação permanente.
Ao todo, 42 policiais militares ambientais e seis agentes da Defesa Agropecuária participaram da operação, que buscou garantir a fiscalização e o cumprimento das normas de segurança alimentar e proteção ambiental.