Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na manhã desta quinta-feira (9), o parque tecnológico de câmeras de monitoramento da Praia Grande teve papel fundamental na prisão de um homem armado na praia do Bairro Maracanã. As câmeras, que fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), monitoraram a movimentação do indivíduo e ajudaram a Guarda Civil Municipal (GCM) a localizar e capturar o suspeito.
A atitude suspeita do homem, que alternava entre caminhar pelo calçadão e a faixa de areia, foi detectada pela equipe do Cicoe, que rapidamente começou a monitorá-lo. Após alguns minutos de vigilância, a central de monitoramento entrou em contato com a viatura da GCM, que realizava o patrulhamento preventivo na área, orientando a equipe sobre a situação.
Ao chegarem ao local, os guardas civis municipais se depararam com uma reação hostil do suspeito, que, ao ser abordado, apontou uma arma em direção à equipe. Em legítima defesa, os agentes revidaram a agressão e alvejaram o homem na perna. Ele foi preso em flagrante e, em seguida, encaminhado ao Hospital Irmã Dulce devido ao ferimento.
O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, destacou a importância das câmeras de monitoramento e a parceria entre a GCM e a Polícia Militar no combate à criminalidade. “O apoio das câmeras de monitoramento é fundamental neste tipo de ocorrência. Assim, conseguimos tirar das ruas mais um indivíduo que buscava cometer crimes”, afirmou Izumi.
Sistema de Monitoramento de Praia Grande
Atualmente, o Cicoe monitora mais de 3.500 câmeras distribuídas por ruas, avenidas, viadutos, prédios públicos, escolas, unidades de saúde, áreas esportivas, orla e locais ambientais. O centro funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM, Polícia Militar, e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil.
O centro é equipado com um videowall composto por 24 monitores de alta definição de 55 polegadas, que auxiliam na visualização das imagens e no acompanhamento das ocorrências. Todas as chamadas feitas para os números de emergência 199 e 153 são atendidas no Cicoe, que direciona as equipes de patrulhamento e atendimento imediato.
A segurança continua sendo uma das maiores prioridades de Praia Grande, com investimentos em tecnologia para aprimorar a atuação das forças de segurança e garantir mais segurança para a população.