Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de Santos recebe, a partir desta sexta-feira (10), a 7ª Semana Cultural Gilberto Mendes, em homenagem a um dos maiores nomes da música contemporânea brasileira. Com atividades gratuitas espalhadas da orla ao Centro Histórico, o evento reverencia a trajetória e o legado do compositor santista com apresentações musicais, intervenções de dança, palestras, saraus e exibição de vídeos.
A abertura oficial acontece às 18h na Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão. Na sequência, o público poderá assistir ao concerto “Entre mares e imprevisibilidades”, com Lea Arafah, Paulo Hartmann e o coletivo Percutindo Mundos. A noite se encerra com a performance de dança “CorpoMendes”, protagonizada por Ricardo Neves e Ryan Lebrão.
No sábado (11), a Casa das Culturas de Santos recebe, a partir das 16h30, a palestra “A arte experimental e a tradição caiçara”, com Márcio Barreto e mediação de Flávio Viegas Amoreira. Às 17h, no mesmo local, acontece o “Sarau Gilberto Mendes literomusical”, reunindo diversos artistas e espaço aberto para participação do público.
A programação segue no domingo (12), às 17h, com a intervenção de dança “Cais, entre futuros e memórias”, em frente ao Museu do Café, no Centro Histórico. Já na segunda-feira (13), dia em que Gilberto Mendes completaria 103 anos, será exibido o “Cine Mendes”, com curtas-metragens e videodanças sobre sua vida e obra, pelo canal do YouTube do Percutindo Mundos.
Gilberto Mendes nasceu em Santos, em 1922, e ao longo de sua carreira consolidou-se como referência internacional da música experimental. Foi fundador do Festival Música Nova nos anos 1960, professor da USP e membro da Academia Brasileira de Música. Morreu em 2016, aos 93 anos, deixando uma obra marcada pelo rompimento de limites formais e pela busca constante da inovação.
A Semana Cultural é uma realização da Imaginário Coletivo, Instituto Canoa e Percutindo Mundos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).