Publicidade
O Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, inaugurou nesta quinta-feira (2), a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)...
Créditos: Divulgação/Governo do Estado do Pará
Getting your Trinity Audio player ready...

O Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, inaugurou nesta quinta-feira (2), a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já construída no Estado, a ETE Una, localizada em Belém. A obra, que recebeu um investimento de R$ 134 milhões, representa um marco no saneamento básico da capital paraense e faz parte das obras estruturantes para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro deste ano, na cidade.

A nova estação vai beneficiar diretamente mais de 90 mil moradores de dez bairros de Belém: Marco, São Brás, Sacramenta, Telégrafo, Pedreira, Fátima, Umarizal, Reduto, Nazaré e Campina. Com isso, a ETE Una contribui para a universalização do saneamento básico, tendo impacto direto na saúde pública, na preservação dos recursos hídricos e na melhoria da qualidade de vida da população.

Presença de lideranças

O governador Helder Barbalho destacou a importância histórica da inauguração. “Hoje é um dia histórico para o tratamento de esgoto do Pará. Estamos inaugurando a maior estação de tratamento da história do Estado, um investimento de R$ 134 milhões que vai transformar a saúde da população e o meio ambiente”, afirmou Barbalho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve presente na cerimônia e ressaltou o impacto da obra para o futuro da cidade e do país. “Essa será a COP da verdade. Estamos começando a cuidar do planeta a partir da cidade que sediará a COP. Parcerias como essa são fundamentais para melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente”, declarou o presidente.

Obra moderna e de alta capacidade

Localizada em uma área de mais de 23 mil m², a ETE Una tem capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo, cumprindo os parâmetros estabelecidos pela legislação nacional. A estrutura vai ajudar na despoluição da bacia hidrográfica do Una, a maior de Belém em população residente, conforme o Plano Diretor dos Sistemas de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Belém.

Expansão do Saneamento

Mesmo após a entrega da primeira etapa, as equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) continuarão monitorando a operação da ETE, com a previsão de futuras expansões. O projeto prevê duas etapas adicionais que aumentarão a capacidade de desinfecção e a remoção da carga orgânica, com a meta de alcançar até 90% de eficiência no tratamento do esgoto antes de devolver os resíduos ao meio ambiente.

Além da ETE Una, o Governo do Pará está investindo em outras obras de saneamento em Belém e em cidades da região. A requalificação de canais e a expansão da rede de distribuição de água e coleta de esgoto são algumas das ações em andamento.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu