Getting your Trinity Audio player ready...
|
Promover uma mudança cultural no trânsito, estimulando o respeito à travessia de pedestres. Esse é o objetivo da campanha Faixa Viva – Segurança no Trânsito é Compromisso de Todos, lançada pela CET de Santos. A mobilização começa neste fim de semana e busca transformar o ato de parar na faixa em um gesto natural de cidadania e cuidado com a vida.
Em 2023, a cidade registrou 149 atropelamentos; em 2024, foram 144 casos. Apesar da redução, o respeito à travessia de pedestres ainda não está consolidado.
O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Antonio Carlos Silva Gonçalves, destaca que a campanha depende da participação de toda a sociedade santista:
“Só vamos alcançar resultados duradouros quando cada cidadão, instituição e motorista assumirem o compromisso de respeitar o pedestre. O trânsito seguro não se constrói sozinho; depende da participação de todos.”
A mobilização contará com adesivagem das frotas da CET e da Prefeitura, além de veículos de serviços como táxis, autolotações e transporte escolar. Também haverá busdoor em 80 ônibus. No sábado, serão realizados pedágios educativos na Praça da Independência, nos cruzamentos com as avenidas Floriano Peixoto e Ana Costa.
No domingo, a campanha estará presente no projeto Vem pra Orla, na região da praia próxima à Avenida Ana Costa. Serão distribuídos folhetos informativos e adesivos do Faixa Viva, que poderão ser afixados nos veículos.
O secretário municipal de Segurança, Flávio Brito Jr, ressalta:
“Em algum momento, todo condutor também se torna pedestre. Essa é uma campanha que salva vidas.”
O posicionamento é compartilhado pelo tenente-coronel Fabio Nakaharada, do 6º BPMI:
“O respeito à Faixa Viva é fundamental para reduzir os atropelamentos.”