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Governo de SP anuncia fim das cabines de pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes
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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que as cabines de pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes serão substituídas pelo sistema Free Flow a partir de 2026. A medida, que visa reduzir as filas e agilizar o trânsito, será implantada nas praças de pedágio localizadas no km 31 da Anchieta e km 32 da Imigrantes. Com isso, os motoristas poderão passar pelos pedágios sem a necessidade de parar, utilizando pórticos eletrônicos para a cobrança da tarifa.

O que muda com o Free Flow

O sistema Free Flow é já utilizado em várias partes do mundo e permitirá que os motoristas trafeguem sem a necessidade de parar nas praças de pedágio. O valor da tarifa será cobrado por meio de tags eletrônicas instaladas nos veículos, ou o pagamento poderá ser feito posteriormente, nos portais da concessionária. A proposta é dividir o valor do pedágio, hoje de R$ 38,70 na descida, com a cobrança também na subida das estradas, mas de forma reduzida.

Com a mudança, o objetivo é acabar com as longas filas que se formam nos pedágios, especialmente nos fins de semana, quando o fluxo de veículos para o litoral paulista aumenta. Os motoristas enfrentam congestionamentos que chegam a mais de 7 km de fila, o que pode resultar em espera de até duas horas, como ocorreu no último domingo (3), na Imigrantes.

Benefícios do sistema Free Flow

A implantação do sistema Free Flow trará mais agilidade para quem viaja ao litoral, com fluxo contínuo e redução do tempo de espera. Os motoristas terão a opção de utilizar tags fornecidas por bancos, com débito no cartão de crédito, ou pagar posteriormente, caso não possuam o dispositivo. A mudança, no entanto, exige que os motoristas mantenham o pagamento em dia, sob o risco de evasão fiscal caso não cumpram o prazo de 15 dias para regularizar o débito.

Futuro do pedágio em outras rodovias

Apesar da mudança já confirmada para as estradas Anchieta e Imigrantes, ainda não está claro se o sistema Free Flow será adotado em outras rodovias do estado, como as que dão acesso a Diadema e São Bernardo do Campo, e nas rodovias Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega.

O governo paulista também tem planos de expandir o sistema Free Flow para outras rodovias do litoral. A partir de novembro, a Concessionária Nova Litoral (CNL) começará a operar 15 pórticos em diversas rodovias do litoral sul, como Mogi-Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, entre outras. Além disso, melhorias em infraestrutura, como a duplicação de pistas, também estão previstas.

Reações e críticas

Embora a mudança seja vista como uma forma de melhorar o tráfego e reduzir congestionamentos, ela também gerou críticas, especialmente por parte dos moradores das cidades afetadas, que alegam que a medida pode aumentar a cobrança de pedágios em outras áreas. A Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, não se pronunciou sobre as mudanças e encaminhou as questões à Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).

Conclusão

A implantação do sistema Free Flow nas estradas Anchieta e Imigrantes é uma promessa de modernização e agilidade no transporte para o litoral paulista. Contudo, a medida também suscita discussões sobre o impacto na cobrança de tarifas e a ampliação do sistema para outras rodovias. As mudanças devem ser acompanhadas de perto pela população e autoridades, com foco em melhorar a mobilidade e a experiência dos motoristas.

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