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Santos implantará faixas exclusivas para motociclistas nas vias públicas
Foto: Divulgação/Câmara de Curitiba
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A cidade de Santos dará um passo importante para melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos motociclistas. O prefeito Rogério Santos sancionou a Lei 4.675, que autoriza a implantação de faixas exclusivas para motos em vias públicas da cidade. O projeto, de autoria do vereador Adriano Piemonte, foi publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (3) e prevê que as faixas exclusivas sejam instaladas entre as faixas de rolamento dos veículos.

As faixas serão devidamente sinalizadas conforme as normas do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), utilizando sinalização horizontal para indicar a área destinada aos motociclistas. A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) será responsável por definir as vias que receberão as faixas, levando em consideração as características das ruas, como a largura das pistas, para evitar que a implementação prejudique o tráfego de outros veículos.

Atenção à Segurança e Visibilidade

Com o objetivo de garantir maior segurança para os motociclistas, a lei prevê a utilização de elementos retro-reflexivos brancos nas faixas, o que aumentará a visibilidade, principalmente durante a noite. Em algumas vias, a sinalização poderá incluir separação por segregadores ou tachões, criando uma delimitação mais clara para os motoristas e motociclistas.

Exemplo de Outras Cidades

A ideia das faixas exclusivas para motos não é nova no Brasil. Na cidade de São Paulo, por exemplo, faixas azuis para motociclistas já existem em diversas avenidas, como a Avenida dos Bandeirantes, com uma extensão total de 212 km. O modelo tem mostrado resultados positivos na melhoria da fluidez do tráfego e na segurança dos motociclistas.

Inovações na Sinalização de Trânsito

Além das faixas exclusivas, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) também recebeu autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para testar, de forma experimental, o uso de um novo dispositivo de sinalização de trânsito: o “super cone”, também conhecido como “cone bolo de noiva”. O teste será realizado nas vias de Santos com limite de velocidade de até 50 km/h e terá duração de um ano. A medida visa aprimorar a segurança nas ruas da cidade, especialmente em áreas de tráfego intenso.

Com a criação das faixas exclusivas para motos, Santos visa oferecer uma infraestrutura mais segura e eficiente para os motociclistas, que desempenham um papel cada vez mais importante na mobilidade urbana. A medida também faz parte do esforço contínuo da cidade para modernizar e aprimorar a sinalização e o tráfego nas suas vias, beneficiando motoristas e pedestres de forma integrada.

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