Publicidade
O setor marítimo mundial, responsável por cerca de 1,2 gigatoneladas de CO2 emitidas anualmente, pode encontrar no Brasil uma alternativa...
Créditos: Carlos Nogueira/A Tribuna
Getting your Trinity Audio player ready...

O setor marítimo mundial, responsável por cerca de 1,2 gigatoneladas de CO2 emitidas anualmente, pode encontrar no Brasil uma alternativa sustentável para reduzir seu impacto ambiental. De acordo com pesquisa da Boston Consulting Group, apresentada no Brazil Climate Summit em Nova Iorque, a produção brasileira de biocombustíveis tem potencial para atender até 15% da demanda global do setor.

O biodiesel nacional, produzido principalmente a partir da soja, emite 48% menos CO2 por megajoule de energia quando comparado ao diesel convencional, consolidando-se como uma opção de menor impacto ambiental.

Legislação pode acelerar expansão

O avanço da chamada lei do “combustível do futuro” deve impulsionar ainda mais o segmento. A norma estabelece o aumento gradual da mistura de biodiesel no diesel fóssil, chegando a 15% já em 2025 e crescendo 1% ao ano até alcançar 20% em 2030. Para 2028, a meta é atingir 18%.

Segundo especialistas, para que o Brasil alcance esse potencial de fornecimento ao setor marítimo, será necessário ampliar a produção por meio da recuperação de terras degradadas e da atração de novos investimentos. O marco legal prevê mecanismos de incentivo, mas também punições, para garantir o cumprimento das metas e assegurar o desenvolvimento sustentável do setor.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu